domingo, 20 de junho de 2021

Ficha técnica: Joaninha

 Oizinho!


Para que a exploração do jardim se torne mais interessante, que tal contar aos pequenos um pouco sobre a vida dos bichinhos que vivem lá? Eu escolhi a joaninha como foco, mas existem muitos outros habitantes muito bacanas que podem e devem ser explorados! Vamos lá? 


O que a joaninha come?

R: A joaninha é predadora e se alimenta de outros insetos. 


Qual seu tempo médio de vida?

R: Sua expectativa de vida varia de três a nove meses.


Qual sua importância para a natureza?

R: Por serem predadoras, elas ajudam a controlar diversos outros insetos, especialmente aqueles que são considerados pragas nas plantações. Por esse motivo, as joaninhas são grande aliadas dos agricultores! 


Gostaram? A maior parte das perguntas foram respondidas com base no site Ecycle (olha olinkzinho aqui https://www.ecycle.com.br/joaninha/) a matéria é muito rica e explicativa, vale muuuuuuito a leitura!

Aqui também temos o modelo de uma joaninha retirado do Google que pode ser impressa e entregue aos pequenos para ser colorida! 



Beijinhos.

Podcast - Observando o jardim.

 Oizinho!


Que tal se hoje observarmos os espaços que temos em casa e a partir daí encontrarmos material suficiente e explorarmos a nossa imaginação? Hoje, nesse podcast (o link tá bem aqui https://youtu.be/Yds6msR_dy0), eu convido você a explorar as plantinhas de sua casa, seu jardim, para que juntos nós aprendamos mais sobre a vida dos bichinhos que vivem lá!



Essas são as imagens do meu jardim improvisado que serviu como base para observações! ❤

 Além disso, aqui no blog temos as informações sobre a vida das joaninhas, para que seus pequenos possam se inspirar e criar um desenho bem bonito e interessante! Abuse da criatividade e use materiais diversos como terra, folhas e gravetos para decorar tudo. 


Beijinhos.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Vídeo aula: História e atividades

 Oizinho! 


Hoje vim compartilhar com vocês um vídeo onde mostro com detalhes o livro A Joaninha que Perdeu as Pintinhas (mencionei aqui algumas postagens abaixo), também desenvolvi algumas atividades para serem desenvolvidas de acordo com o livro (os modelos também estão aqui). Espero que te inspire e que você goste! O link está aqui, oh: https://www.youtube.com/watch?v=plkVLqgtJnQ





Beijinhos.


Perguntas e respostas sobre o livro: A joaninha que perdeu as pintinhas

 Oizinho!


Após a leitura do livro com as crianças, é importante comentarmos sobre ele para que o assunto seja fixado em suas mentes! Trouxe aqui algumas opções de perguntas e respostas para serem feitos a eles, como o segmento é educação infantil, elas podem ser feitas oralmente.


1 - Qual era o nome da joaninha?

R: Tininha.

2 - O que aconteceu com Tininha após cair na água? 

R: Perdeu as pintinhas.

3 - Por que dona Joaninha não reconheceu a filha?

R: Tininha sempre foi pintadinha e agora estava sem nada.

4 - Como Tininha ficou após não ser reconhecida pela mãe?

R: Triste.

5 - Quem foi se aventurar com Tininha em busca de suas pintinhas?

R: Sua amiguinha, formiga.

6 - O que Tininha usou para navegar?

R: Uma folha.

7 - Onde o mar levou Tininha?

R: Para a praia.

8 -  Quem encontrou Tininha?

R: Um pintor.

9 - Quem devolveu suas pintinhas?

R: O humano que a pintou de novo.

10 - O que aconteceu quando Tininha voltou para casa?

R: Uma festa.

Reciclando e criando brinquedos com sucata: Animais de jardim.

 Oizinho!


Nós sabemos quão importante é reciclarmos e cuidarmos do nosso planeta, mas que tal deixar tudo mais divertido reaproveitando os materiais recicláveis para transformá-los em coisas práticas e divertidas junto com as crianças? Hoje, eu usei o rolo de papel higiênico para criarmos alguns animaizinhos, me mantive nos de jardim, mas com a mesma estrutura e muita imaginação você pode criar o reino animal inteiro! O processo é muito simples e pode ter várias adequações para que fique perfeito para você, por exemplo, a base do animal pode ser coberta com tinta, tecidos, folhas de jornais ou revistas...

Papéis, rolo de papel higiênico e materiais escolares básicos. <3


Eu escolhi fazer a maior parte do processo apenas com papéis porque era o que eu tinha em casa, mas reafirmo que o importante é você se divertir e dar um destino novo a objetos que acabariam no lixo! O rolo de papel higiênico foi coberto com papel color set, fiz um retângulo medindo 10x15 centímetros e encapei! O mesmo papel foi cortado em círculos para fazer as asinhas, eu medi com um vaso de flores, risquei, recortei, dobrei ao meio e cortei novamente! Com o e.v.a colorido aproveitei para fazer os detalhes, as anteninhas... Depois disso, o importante é deixar que sua imaginação seja explorada! Deixe que a criança decore o corpo do bichinho, faça olhos, boca, nariz.. tudo o que quiser!


Está pronto! Agora, é só se divertir com os seus bichinhos. 
Beijinhos.







quinta-feira, 17 de junho de 2021

A Joaninha que perdeu as pintinhas

 Você já parou pra pensar no quão importante é estabelecer a sua identidade? Ou melhor, já refletiu sobre o que te define como és? Essas perguntas são profundas e complexas de serem respondidas, necessitando de reflexão para que se chegue a um resultado final, mas, e se eu te disser que comecei a pensar no assunto depois de ler um livro infantil? Algumas amigas me recomendaram a leitura do livro A Joaninha que perdeu as pintinhas e a experiência não poderia ser melhor!



 A obra de Ducarmo Paes foi publicada em 2010 pela editora Best Book e nos conta a história de Tininha, uma joaninha que perde suas pintinhas ao cair na água e agitar suas asas para nadar. A perda de sua principal característica (as pitinhas), leva Tininha a uma aventura pela natureza ao lado de sua amiga formiga, explorando muitos cenários até contar com uma ajuda inusitada para que finalmente possa voltar pra casa. A leitura é muito fluída e divertida, a presença de aliterações chama a atenção das crianças, além das ilustrações que são um show a parte! Recomendo a leitura a todos, em breve, postarei aqui um vídeo onde conto pra vocês a história e compartilho algumas atividades desenvolvidas a partir dela!

Beijinhos.  


sábado, 5 de junho de 2021

Quem sou eu.

 Oizinho!

Me chamo Isabel, tenho 25 anos e sou aluna do curso de Pedagogia na Universidade Anhembi Morumbi, sendo essa a minha segunda graduação. Formada em Letras, sempre fui encantada por livros e Literatura em geral, encontrando nas páginas e histórias um refúgio e combustível para a minha imaginação! Atuando como auxiliar de classe na educação infantil, percebi que os pequenos e eu dividimos o mesmo fascínio pelo mundo dos livros, então resolvi investir nisso e produzir conteúdos que possam ser desenvolvidos com eles baseados na literatura. Seja bem vindo aqui e sinta-se a vontade para compartilhar seu amor pelas páginas! E ah, pode me chamar de Bel.


Podcast: A criação dos jogos!

 Oizinho! Você tem acompanhado os jogos que auxiliam na alfabetização aqui, certo? Hoje, contei no podcast um pouquinho sobre a criação dele...